´Reúne Ilhéus´ quer passagem mais barata e criação da Tarifa Fixa Mensal
Â
Em primeira mão. Uma lista de reivindicações populares que serão entregues por manifestantes do movimento "Reúne Ilhéus" ao prefeito Jabes Ribeiro, nas próximas horas, defende desde a redução no valor da tarifa do transporte público na cidade, para 2 reais, até a implantação de uma tarifa fixa mensal, que servirá como um “passe único para os cidadãos”, dando-lhe o direito a circular no transporte público ilimitadamente durante 30 dias. As reivindicações ainda incluem gratuidade para estudantes, idosos a partir de 60 anos e deficientes e o fim de limite de passagens para estudantes.
Os integrantes do movimento também querem que a prefeitura apresente um Plano de Mobilidade Urbana e Reforma Viária para a cidade, incluindo o cronograma de implantação de todas as medidas apresentadas, contemplando a cidade com a criação de ciclovias e vias para transporte alternativo. O grupo também exigirá do governo mais transparência das receitas originárias de multas de trânsito em Ilhéus e a utilização destes valores na melhoria da mobilidade urbana. As reivindicações incluem ainda a construção de passarelas em áreas de grande fluxo de veÃculos, cursos de qualificação de motoristas e cobradores do sistema, revitalização da orla da Avenida Soares Lopes, reformando e amplificando a ciclovia e as pistas de skate existentes e, hoje, abandonadas.
Participação efetiva - Mas a lista não se resume à melhoria do transporte público na cidade. O grupo também quer o compromisso do prefeito Jabes Ribeiro para a imediata normalização de aulas (hoje um grave problema em diversas escolas municipais, por falta de professores) e da merenda escolar. Na saúde, defende a reforma e o imediato funcionamento dos Postos de Saúde e das Unidades de Pronto Atendimento, para garantir ao cidadão acesso rápido à saúde sem precisar se dirigir a unidades de saúde de maior complexidade; o desenvolvimento e a apresentação do Plano Municipal de Saúde, apontando como e quando se dará a melhoria dos indicadores de saúde de Ilhéus e os instrumentos públicos que serão utilizados para isto.
"Melhorias na prestação dos serviços públicos ilheenses e transparência, participação e controle social das ações da administração pública municipal são aspectos-chave para que este mandato seja satisfatório para a população. Como cidadãos, estamos dispostos a participar e a dar suporte na implantação de todas as medidas apresentadas", informa o documento assinado pelo "Reúne Ilhéus". "Estaremos atentos à s respostas da administração pública frente aos manifestos e faremos o possÃvel para que possamos estar representados por nossos verdadeiros lÃderes polÃticos", conclui.
A expectativa dos manifestantes é que esta carta de reivindicações seja entregue até a próxima segunda-feira.
Â